Apoio à melhoria do ensino nas
Escolas Públicas do
Estado do Rio de Janeiro

TESES E DISSERTAÇÕES

Disponíveis em: http://www.proped.pro.br
(Link Dissertações e Teses)

TESES

2023

ISABELLA FREIRE RIBEIRO ROCHA. A educação profissional e a tecnologização do trabalho, no brasil do século xxi..

GIOVANNI RAFAEL ROMANO VALLADÃO. Educação física e cultura corporal na BNCC e no livro didático “Manual do Professor”: uma análise crítica do discurso. Inst. financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


2022

PAULA ALVES PEREIRA DA SILVA. Edtech e a plataformização da educação. Inst. financiadora: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ


2021

FELIPE DA SILVA DUQUE. Educação para o empreendedorismo: limites e contradições.

CLODOALDO PIRES ARAÚJO. Recontextualizações das TIC na formação e no trabalho docente.


2019

MATHEUS RUFINO CASTRO. A crise do capital e o projeto reacionário de educação: uma análise do ataque conservador do Escola Sem Partido ao Colégio Pedro II.


2017

ANDRÉA VILLELA MAFRA DA SILVA. A articulação do reducionismo tecnicista à sofisticação tecnológica nas atuais políticas de formação de professores.


2016

MAÍRA TAVARES MENDES. Acesso à Universidade: dualismo, mérito e democratização em questão.

ISA FERREIRA MARTINS. O ensino da produção textual na escola pública contemporânea: entre a formatação e a formulação.


2013

MARIA INÊS ROCHA DE SÁ. Do laptop ao jogo interacional: sentidos circulantes no Fórum de discussão do Programa Conexão Professor (2008-2010). (Sem bolsa/professora do Colégio Pedro II).


2012

BRUNA SOLA S. RAMOS. O que signifixa isso“? Dos slogans às ressignificações do discurso pedagógico contemporâneo. (Bolsa FAPERJ até 2010 / Docente da Universidade Federal de São João Del Rei).


2008

LIGIA KARAM CORRÊA DE MAGALHÃES. Formação e trabalho docente: os sentidos atribuídos às tecnologias da informação e da comunicação. Bolsa: FAPERJ.


2006

GLAUCIA CAMPOS GUIMARÃES. A articulação de linguagens na TV: questões educacionais para a sociedade multimidiática. (Sem bolsa/professora da FFP-UERJ)

DISSERTAÇÕES

2024

MARINA DA GAMA MENDES. A plataformização nas políticas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.


2021

ANA PAULA DE ALCANTARA ASSIS. Os desafios do professor de Educação Física da Rede Estadual de Ensino de Angra dos Reis/RJ no contexto da pandemia de COVID-19.


2020

FABIANA DA SILVA MATOS. Leitura na escola: política pública e iniciativa/trabalho docente?.


2019

BÁRBARA GOMES DE SOUZA PEREIRA RODRIGUES. Avaliação externa no Plano Nacional de Educação (2014-2024) e nos discursos docentes.


2018

CAMILA MEDEIROS MENDES. As tecnologias e o trabalho docente: o caso do Programa Correção de Fluxo do estado do Rio de Janeiro.


2016

KARINA LIMA BRITO. Os desdobramentos da substituição tecnológica no Município do Rio de Janeiro. Inst. financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


2015

KAROLINY BÁRBARA BICHARA MENEZES DA COSTA. Trabalho docente e tecnologias no Programa Ginásio Experimental Carioca. Inst. financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


2012

MARTA PATRÍCIA PEIXOTO DUARTE DE DECO. A Leitura das Salas. (Sem bolsa/professora da rede municipal).


2011

CARLOS EDUARDO REBUÁ OLIVEIRA. Mafalda na aula de História: a crítica aos elementos característicos da sociedade burguesa e a construção coletiva de sentidos contra-hegemônicos. Bolsa CNPq.


2009

FERNANDA GABRIEL MENDES. O “internetês” vai à escola? Bolsa: CNPq.

IVONICE MARIA DA ROCHA. A contribuição do Projeto Escolas-Referência para a incorporação das tecnologias da informação e da comunicação no cotidiano da prática pedagógica de professores. (UEMG – MINTER) Bolsa: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.


2008

MÁRCIA REGINA DE OLIVEIRA FERNANDES. As tecnologias no imaginário e no cotidiano de professores. (Sem bolsa / professora da rede estadual).


2007

JOSÉ MARCELO ALENCAR DE OLIVEIRA. Tecnologias, sociedade e educação. Bolsa: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ, Bolsa Nota 10).


2006

CLÁUDIA DE SOUZA CAVALCANTI. Computador: o objeto e suas representações. (Sem bolsa / professora da rede municipal).